terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dicas para ter sucesso na cozinha

Olá, olá! 
Hoje trago-vos um post sobre pequenos conselhos para arrasarem na cozinha. 
Eu quero melhorar várias aptidões minhas e uma delas é cozinhar. Impus um limite a mim própria de ter de fazer dois cozinhados por semana. Mas, para além de melhor as minhas qualidades de cozinheira, também tem-me ensinado vários truques que poderão facilitar todo o trabalho. E, como é óbvio, vou partilhar com vocês! 


1. Utilizar roupa prática.

Por vezes, a cozinha obriga-nos a atuarmos com rapidez e a movimentar-nos pela cozinha toda. Para facilitar é bom que usemos roupa prática, como roupa desportiva, para andar por casa ou o pijama. Mas, para além disso, não há a preocupação se nos sujamos ou não.


2. Prender o cabelo.

Se tiverem o cabelo mais longo, ajuda bastante prende-lo. Assim, não vos atrapalha vindo para a cara ou fazendo calor. E, aliás, não corremos o risco de cair na comida, o que não é nada agradável quando isso acontece!


3. Não pode haver distrações! 

Telemóveis, computadores, televisões e outros entretenimentos são completamente proibidos nestas ocasiões! Basta uma pequena distração e lá se vai a comida. Eu sei, eu sei, "São só 2 minutinhos.", mas quando reparam já passou 10 minutos. Acreditem no que vos digo. Esta foi a maior e mais difícil regra que tive de interiorizar, após ter queimado imensas comidas e ter levado sermões enormes dos meus pais.


4. Limpeza e Arrumação são palavras-chave. 

Não dá gosto nenhum trabalhar no meio da confusão. Desorientamos-nos e não sabemos para que lado nos devemos mexer. Por isso, ao longo do nosso processo de cozinhar, devemos ir limpando e arrumando o que já não precisamos. Podemos aproveitar, por exemplo, aqueles momentos em que não há mais nada para fazer. Lavamos a loiça que já não vamos utilizar, arrumamo-la, limpamos as bancadas, etc.


5. Tudo à mão. 

Facilita-nos imenso o trabalho quando temos tudo "à mão", certo? Evitamos correrias e esquecimentos. Logo, antes de começarmos a cozinhar, colocamos perto de nós todos os utensílios e alimentos que vamos precisar.


6. Baixar o lume. 

Maior parte dos cozinhados precisam do seu tempo de cozedura. Uma regra fundamental, para permitir que fiquem mais apurados e saborosos, é colocar em lume brando nestes momentos de cozedura. Eu sei que demora mais tempo, mas permite que fiquem muito melhor. Preferem uma comida feita à pressa e menos boa ou uma comida deliciosa e feita com tempo?!


7. Boa disposição é a fundamental na cozinha. 

Se estão num dia mau e sem paciência, nem se atrevam a irem para a cozinha! (A menos que vos anime, claro.) Nestes dias a cozinha pode ser o nosso maior inimigo e deixar-nos pior do que começamos. Aliás, vamos estar a desperdiçar o nosso tempo e ficarmos mais frustrados para no final não ficar nada como queríamos. Mais vale acalmarmos-nos e relaxarmos primeiro.



E são estas as minhas dicas. Seguem alguma delas? Têm mais alguma?
Espero que tenham gostado! Vemos-nos em breve! Beijinhos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário