sexta-feira, 14 de abril de 2017

Diferentes celebrações da Páscoa

Olá, olá! 

Com a chegada da Páscoa próxima decidi abordar um tema relativamente diferente acerca da mesma. Ponderei trazer as típicas receitas, prendas originais ou ideias para atividades. A verdade é que em cada canto da Internet é possível encontrar algo do género. Para além disso, um dos meus grandes objetivos nesta vida é aumentar a minha cultura geral e, se for possível, partilhá-la com alguém, portanto trago-vos tradições distintas, quer à volta do Mundo, quer em várias regiões do nosso país.


Argentina


Neste país americano, as tradições rondam a peregrinação à cidade de Tandil, pertencente à província de Buenos Aires. São distribuídos ramos de oliveira abençoados aos sacerdotes. Relativamente aos doces, um grande ovo da Páscoa é dividido pela família toda e come-se também um bolo parecido com o Bolo Rei, chamado Roscas da Páscoa.






Brasil e EUA


Mais acima, mas ainda na América, a celebração começa no Sábado antes da Páscoa: As crianças e os pais fazem ninhos para o coelho da Páscoa colocar os ovos e deixam também cenouras para ele comer, algo muito semelhante com o que se faz no Natal. Durante a noite, os pais espalham farinha pelo chão e fazem marcas que simbolizam as patas do coelho até aos ovos. No Domingo, a família reúne-se para realizar o almoço, a caça aos ovos e a troca dos mesmos. 





Reino Unido


Já na Europa a tradição da busca aos ovos mantém-se, no entanto completa-se com a ida às cerimónias nas igrejas e com as decorações com folhas de palmeira. E, ainda, na Escócia, existe o hábito de fritar um ovo de chocolate recheado com fondant (preparado à base de calda de açúcar). 





França


No país do amor o carácter católico é completamente deixado de parte, dando lugar à celebração da chegada da Primavera. Por isso, as mesas são decoradas com flores e vários pratos típicos. Em França também há a caça aos ovos, mas, em vez de serem deixados por um coelho, são deixados por sinos voadores.







Espanha


No nosso país vizinho, as tradições assentam sobretudo sobre o carácter católico, especialmente em Andaluzia. As pessoas saem à rua para procissões e reconstituições da via sacra.





Portugal


No nosso país não é muito comum as caças aos ovos, visto que se dá mais importância à ideologia cristã. Desta forma, durante a semana anterior ao Domingo de Páscoa, dá-se início às procissões pelo país fora.




Para além disso, de Norte a Sul do país, por exemplo em Viseu, faz-se o 
Compasso. Esta prática religiosa tem como finalidade a visita pascal às casas para benzê-las, simbolizando a entrada de Jesus Cristo no lar. 






E, por fim, existe as chamadas "Ofertas", que consiste no oferecimento, por parte dos afilhados, de um ramo de oliveira aos padrinhos. Por sua vez, os padrinhos devem oferecer um folar aos afilhados.











Vocês têm alguma tradição?
Vemos-nos em breve! Beijinhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário