terça-feira, 22 de setembro de 2015

Regresso às Aulas: Bullet Journal #4

Olá, olá!
Hoje trago-vos o último post de Regresso às Aulas. Pois é, tal como o mês de Setembro, está-se a acabar esta série tão conhecida e vista em blogs e canais do Youtube.
Mas, hoje, venho apresentar-vos algo diferente e que me tem ajudado imenso, tanto em questão de organização, como em não me esquecer de imensas coisas. Venho-vos apresentar um Bullet Journal! "O que é isso?" perguntam vocês e muito bem... Eu explico tudo! É nada mais nada menos que uma agenda personalizada e que pode conter tudo o que vocês quiserem, como colagens, desenhos, pinturas, textos, fotografias, etc etc. Quando digo tudo, é mesmo tudo!
Eu vou-vos mostrar o meu Bullet Journal, porém não é o melhor que podem encontrar ou o mais indicado para vocês, apenas venho mostrar-vos uma ideia que podem utilizar e adaptar a vocês, em vez de comprarem uma agenda normal e sem graça.




Esta é a capa do meu Bullet Journal. 
Eu decidi reaproveitar um caderno que tinha em casa, de linhas, muito simples. Podem optar por um caderno mais pequeno e de folhas brancas. Eu escolhi este caderno só para ser o mais económico possível e dar alguma utilização a este caderno. 
Comecei por revelar algumas fotografias e colá-las na capa. Mas, em vez das fotografias, podem colocar recortes, frases, desenhos, autocolantes ... O que se identificarem e gostarem mais. 
Depois escrevi numa folha branca "Agenda 15/16", pintei, recortei e colei. 




Nas costas da capa, coloquei a autora da agenda, alguns símbolos e a respetiva legenda que irei explicar mais à frente para que servem e o meu horário. Coloquei o meu horário desfocado por questões de privacidade. 




Na primeira página, coloquei o índice.
Desta forma posso organizar-me e encontrar o que procuro mais facilmente. 
Como coloquei o índice, no final de cada página numero-a sempre. 
Aqui indico sempre o mês e de que página a que página é que vai. Para além disso, indico o mês e as respetivas anotações referentes ao blog, tal como as páginas, claro. 






Na duas folhas a seguir, fiz um pequeno calendário desde o mês de Setembro de 2015 até ao mês de Agosto de 2016, para ter uma melhor ideia dos dias, semanas e meses. Fui fazendo bolinhas com sublinhadores de várias cores, sendo que cada cor tinha um significado diferente. Por exemplo, o amarelo indica os aniversários e o rosa os testes. 
Ao lado, coloquei os dias, as respetivas cores e à frente o que irá acontecer nesse dia. 
Também decorei com alguns desenhos, para tornar tudo mais bonito. 




E, finalmente, começam os meses. 
Fiz esta flor como capa do mês de Setembro e pintei com aguarelas. 





De seguida, coloquei todos os dias da semana, tal como a data e os acontecimentos desse mês. 






Esta página é exclusivamente dedicada ao blog. É aqui onde faço o planeamento dos posts e onde coloco as minhas ideias. 
No canto inferior direito, tenho um pequeno quadrado onde, no final do mês, vou colocar as visualizações do blog e o post mais visto. Para que? Primeiro, para ter uma noção da evolução do blog e poder comparar com os meses futuros. Segundo, para saber o que mais gostam de ver no blog e ajudar-me a ter ideias futuras.






No verso da folha, é onde coloco as despesas e os recebidos do mês. 
Desta forma, ajuda-me a gerir melhor o meu dinheiro e não me esquecer de nada que tenha de vos mostrar.







Finalmente chegamos à agenda em si. 
Neste espaço coloco os dias do mês e o dia da semana, tal como tudo o que tenho a fazer em cada dia. Por muito pequena que seja a tarefa, eu coloco na mesma, garantindo assim que não me esqueça de nada. 
Lembram-se dos símbolos que vos falei nas costas da capa? É agora que eles entram e vos explico o seu significado. Esses símbolos servem para eu saber se tenho alguma tarefa, evento,algo do blog ou algo da escola para fazer. Por exemplo, o símbolo da "tarefa" é um quadrado e o da "escola" é um triângulo. Quando a tarefa está feita pinto o símbolo. Quando a tarefa é cancelada faço uma cruz dentro do símbolo. E se a tarefa for adiada faço uma seta ao lado. 
Para tornar tudo mais apelativo e divertido vou fazendo alguns desenhos, esboços ou colagens. 





Nas costas da contra capa, decidi fazer uma bolsinha para colocar papeis e coisas importantes, garantindo que não perca nada. 
Para fazê-la cortei uma folha de papel branca ao meio e colei com fita-cola. Simples e eficaz. 




Este foi o meu Bullet Journal! Espero que tenham gostado!
E vocês? Vão fazer o vosso ou preferem uma agenda mais simples?
Vemos-nos em breve! Beijinhos! 







Sem comentários:

Enviar um comentário